Yoga é como uma Meditação para o Corpo, Yoga é definido como:
Parar os Pensamento
“Não conhece doença, velhice nem sofrimento aquele que forja seu corpo no fogo do Ioga. Atividade, saúde, libertação dos condicionamentos, circunspecção, eloquência, cheiro agradável e pouca secreção, são os sinais pelos quais o Ioga manifesta seu poder. ”
Upanixade Shvetashvatara (II:12-13).
“Quando os cinco sentidos e a mente estão parados, e a própria razão descansa em silêncio, então começa o caminho supremo. Essa firmeza calma dos sentidos chama-se Ioga. Mas deve-se estar atento, pois o Ioga vem e vai.” Upanixade Katha, VI
As 9 posturas básicas do Yoga são:
1ªGato e Vaca
Essa sequência pequena de exercícios é a maneira perfeita para aquecer a coluna vertebral e o peito antes de você começar a praticar posições de Yoga mais complexas.
Como fazer: fique de quatro, com os joelhos na direção do quadril, mãos e ombros distantes, bem abaixo dos ombros. Faça uma inalação, levantando o peito e olhando para o teto. Solte todo seu peso para o ventre e arqueie bem a coluna. Em seguida, expire e empurre as mãos e os joelhos em direção ao chão, curvando as costas, redirecionando os olhos para o umbigo. Repita a sequência algumas vezes.
2ªPrancha
Esta postura é essencial para construir força e estabilidade no núcleo do corpo, fortalecer braços, abdômen, ombros.
Como fazer: como se fosse fazer flexões de braço, espalhe os dedos e mantenha as mãos na direção dos ombros. Empurre os calcanhares para trás, e estique as pernas. Preste atenção para manter suas omoplatas e ombros bem longe das orelhas. Entretanto, diferente das flexões, seus braços devem ficar esticados em direção ao chão.
3ªCriança
A posição da criança é uma postura reparadora e relaxante e pode ser realizada sempre que você se sentir tenso, estressado, perder seu foco eu perceber que sua respiração está descompassada. Perfeita para relaxamento e acalmar ansiedade, estresse
Como fazer: coloque os joelhos não chão e sente-se sobre os calcanhares. Estique os braços para trás, alinhando-os ao corpo e posicionando a palma das mãos ao lado dos pés. Relaxe sua testa no chão e sinta o comprimento e peso do corpo. Fique nessa pose o tempo que achar necessário
4ªCobra
Ideal para quem precisa ganhar força e flexibilidade na parte superior das costas. Mantenha a respiração ritmada enquanto está nessa posição, assim seus pulmões não serão compactados.
Como fazer: deite de barriga e coloque as mãos no chão ao lado do peito. Mantenha o peito dos pés, pernas, quadris e barriga ligados ao chão. Alongue as costas com cuidado e sinta a coluna se alongar por todo o caminho do cóccix à cabeça. Inspire profundamente e solte o ar pela boca.
5ªÁrvore
A postura base da árvore é simples e eficiente, ideal para o foco, calma e concentração.
Como fazer: levante a perna esquerda e apoie a sola do pé na altura da coxa direita e foque em olhar para uma direção, os braços ficam na cintura ou em namastê para o alto, alterne depois a pern
6ªGuerreiro 1
Esta postura ajuda a desenvolver a força interior e exterior, ajuda no sistema respiratório, fortalecer braços pernas, e região pélvica.
Como Fazer: Em pé, com os pés afastados aproximadamente 5 palmos, giramos o pé direito ao um ângulo de 90º e o pé esquerdo a 45º empurrando-o contra o chão. Procure alinhar o máximo possível os ombros e o quadril na direção do pé direito, que é agora a direção frontal da postura. Inspire com as mãos na cintura e expirando flexione o joelho direito até a linha do tornozelo. Com a coxa direita paralela ao chão e uma ação firme do quadríceps girando para fora, contraia o assoalho pélvico para firmar a postura e proteger a coluna. Eleve os braços na direção do céu, e mantenha a postura
7ªGuerreiro 2
Como todas as posições de guerreiro, o importante é trabalhar as áreas do corpo que precisam ser fortificadas e relaxar pontos do corpo que sofrem tensão diariamente.
Como fazer: de um passo para trás com o pé esquerdo. Certifique-se de manter seu pé para trás em um ângulo de 45 graus. Mantenha um pouco de espaço entre seus pés se você precisar de equilíbrio e estabilidade. Aponte seus quadris para frente e dobre o joelho para frente. Levante os braços acima da cabeça e dirija o olhar para cima. Respire profundamente e, em seguida, repita o movimento para o outro lado.
8ªGuerreiro 3
Essa pose trabalha principalmente o equilíbrio. Lembre-se de manter o olhar firme em um ponto para não cair. Equilibrar-se em uma perna é perfeito para construir a estabilidade do centro do corpo, além de melhorar a força nos tornozelos.
Como fazer: coloque todo o peso em seu pé direito, e veja se você consegue esticar a perna esquerda para trás, alinhando-a a altura do quadril. Estique a coluna para frente, com braços alinhados em direção a cabeça. Inspire e expire profundamente e inverta a posição das pernas.
9ªCão
Postura base do Yoga, esta postura ajuda a contrabalancear o corpo a muito tempo sentado ou no celular computador, ajuda a levar sangue para o cérebro, fortalecer braços, e alongar região das costas.
Como fazer: coloque pés e mãos no chão. Imagine que você está transformando seu corpo em um triângulo, onde as pernas são um dos lados do triângulo e as costas e os braços, as outras pontas. Dobre os joelhos e levante os calcanhares. Espalhe os dedos das mãos e empurre o chão para longe, empinando o bumbum.
Nenhum comentário:
Postar um comentário