MITOLOGIA
Mito é uma história de caráter sagrado, com perspectiva religiosa, que conta (narrador) alguma revelação primordial e apresenta modelos exemplares de conduta humana, dão sentido e valor à existência humana, assim procurando estruturar, conduzir e guiar a vida do ser.
O mito tem caráter simbólico, pode explicar a origem do mundo por meio de personagens como deuses, explica a realidade através de histórias sagradas, sem utilização de logística para explicá-la.
Um mito serve para estruturar e organizar a vida num determinado grupo.
No livro Mitologia Primitiva Joseph Campbell escreve:
Os mitos e ritos constituem um mesocosmos – um cosmo intermediário mediador, pelo qual o microcosmos do individuo é colocado em relação com o macrocosmo do universo. E esse mesocosmos é todo o contexto do corpo social, que é assim uma espécie de poema vivente, hino ou ícone de barro e junco, de carne e sangue, e de sonhos, moldado por fornia lírica da cidade estado hierática.
A vida na terra é um espelhar, quase tão perfeitamente quanto possível em corpos humanos, a quase oculta – porém agora descoberta – ordem do espetáculo das esferas.
Mitos e ritos são agentes estruturadores agindo para colocar ordem humana em concordância com a ordem celestial. “Será feito na terra como no céu”
MITO PESSOAL O QUE É ?
Mito pessoal é aquilo que nos dá a graça e vontade de viver, da vitalidade, que nos faz sentir bem e vivos, radiantes, segundo Yung, encontrar isto é inclusive a única coisa para de curar nossas neuroses.
Como diziam Follow Your Bliss, sigam sua bem aventurança.
#mitologia #mitos #mito #ritos
Nenhum comentário:
Postar um comentário